domingo, 29 de novembro de 2009

A cereja do bolo


Nada como um ano após o outro. O Grêmio fecha o ano invicto em casa. No Brasileirão, é a única vez que isso acontece. E, de quebra, tem o melhor ataque.

A cereja do bolo para a campanha de 2009 é jogar um balde de água fria na campanha do Internacional. Domingo que vem, no Maracanã, entregaremos o jogo para o Flamengo, tirando qualquer possibilidade de título do Colorado.

Nunca uma derrota trará tanta alegria à torcida tricolor.

Adeus, Tcheco

O jogo de hoje marcou a despedida do eterno capitão: Tcheco. E, sinceramente, eu não sei se isso será bom ou ruim para o Grêmio. Tcheco tinha suas limitações, mas era o cérebro no meio campo do Tricolor. Em 2010 teremos Hugo e Douglas Costa, que podem assumir a função. Mas não sei o que esperar de um Grêmio sem Tcheco.

sábado, 21 de novembro de 2009

Goiás: ascensão e queda

Há algum tempo escrevi sobre o Goiás, dizendo que era um time bêbado e que estava no início da carraspana. Errei quando achei que o Grêmio venceria o Esmeraldino, mas de fato esta foi a última vitória no Brasileirão do time de Hélio dos Anjos, que veio em uma decrescente até o último jogo, quando ganhou do Santo André.

Embora errasse o placar do jogo, eu tinha razão: o Goiás era um bêbado em início de carraspana! E, de forma interessante, a queda do time começou quando Fernandão, com pompas e circunstâncias, chegou ao clube. E isso só me faz desconfiar que houve de fato um racha no plantel que foi abafado pela direção do clube.

domingo, 15 de novembro de 2009

Decisão


36ª Rodada: Grêmio x Palmeiras, Botafogo x São Paulo e Flamengo x Goiás. 37ª Rodada: Corinthians x Flamengo, Palmeiras x Atlético/MG e Goiás x São Paulo. 38ª Rodada: São Paulo x Sport, Flamengo x Grêmio e Botafogo x Palmeiras.

Vendo estes jogos das últimas três rodadas do Brasileirão, podemos logo concluir que o campeonato está nas mãos, ou melhor, nos pés de três equipes. Mas não são as três equipes do topo da tabela. Refiro-me ao Goiás, ao Botafogo e ao Grêmio. Os times que lutam pela taça vão enfrentar pelo menos dois desses três times.

Sendo assim, as torcidas do Flamengo, do São Paulo e do Palmeiras vão ter que torcer mais do que para os seus próprios times, vão ter que reforçar as arquibancadas botafoguense, gremista e goiana.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Um ano para o Sport esquecer

Foi um início de ano perfeito: após arrebatar a Copa do Brasil 2008 em cima do todo poderoso Timão e reservar a vaga na Libertadores 2009, levou invicto o Campeonato Pernambucano. Era tido como uma das grandes esperanças nacionais na Libertadores, mas...

Mas aí veio a desclassificação e a depressão pós-libertadores. A mesma depressão que já atacou Cruzeiro e São Paulo este ano. Porém, estes times souberam vencê-la, assim como o Grêmio, acostumado com aquele Copa; a desclassificação passou quase sem efeitos negativos. Mas para os neófitos, a depressão pós-Libertadores pode ser muito perigosa.

Em 2010, essa doença degenerativa rebaixará dois times: Sport e Fluminense, este último com um ano de atraso. Mas a verdade é que o Fluminenses não foi o mesmo após perder aquela final para a LDU. E a reação só começou agora há pouco. Muito tarde.