terça-feira, 2 de março de 2010

Racismo?

À parte a má redação da nota e humor (in?)voluntário, levanta-se a discussão: chamar de "negão" é racismo? Depende do contexto? É exagero?

Da coluna de Geraldo Varela no jornal A União:

"O atacante Da Silva, do Treze, acabou na delegacia, para esclarecer uma atitude racista contra um dos maqueiros, Raimundo Emanoel, do jogo contra o Esporte, domingo passado, no estádio José Cavalcante, a quem o chamou de negão durante sua saída de maca para fora das quatro linhas. Houve muita confusão, a poucos minutos do encerramento da partida e o cachimbo da paz felizmente foi fumado na delegacia perante as autoridades com o jogador reconhecendo o erro e pedindo desculpas, aceitas pela vítima."

3 comentários:

Mestre Benicha disse...

Fala sério.

Eu sou completamente contra o racismo, mas nesse caso nem acredito que tenha sido.

Negão não acho racismo. Pra mm é ofensa macaco, preto, crioulo e etc...

Jogador de futebol adora fazer tempestade em copo d'água também...

Peço mil desculpas pelo sumiço. Estou enrolado até os cabelos e a falta de tempo me manteve afastado durante todo esse tempo da blogosfera. Prometo passar aqui mais vezes, mesmo que não atualize lá o meu blog, ok?

Aproveito que já estou aqui e peço pra que vc visite também o Rio Futebol, se puder! Demorei, mas consegui atualizar novamente, rs!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

DêJota disse...

Depois de um texto sobre o título gremista vem um sobre sei lá quem, do sei lá que time, do "futebol" paraibano??? Putz....

Chilavert disse...

a ofensa está em quem recebe o vocativo. é subjetivo. se a pessoa se ofender, pode ser crime. caso contrário, não.