terça-feira, 11 de setembro de 2007

A Lavanderia

Está certo, eu posso tolerar, em parte, muita coisa de errado no futebol. Os gramados, os jogos ruins, a Globo, o Palmeiras disfarçado de amarelo, os calendários do jogos em dia de data Fifa, os jogos da seleção fora do Brasil... Mesmo com tudo isso atrapalhando, confesso que ainda dá para torcer o pano e cair uma gota de emoção de dentro das quatro linhas. No entanto, neste fim de semana, Bob Fernandes, da Terra Magazine, e Juca Kfouri, da Folha, escancararam o que todo mundo sabe que existe em quase todos os times e que é intolerável: as falcatruas do Corinthians.

Com todas as misérias, a relação literalmente mafiosa que o Corinthians contruiu com a MSI pode servir de ponto inicial para uma reformulação (limpeza) nas formas de comercializar jogadores. Se punidos no âmbito jurídico e desportivo, pode-se começar a pensar em uma legislação mais rigorosa em torno das negociações dos clubes. O que mudaria as coisas no futebol do país.

A evasão de jogadores, que todos acreditam ser consequência do mercado, o que em boa parte é, pode ser menos intensa se as negociações forem feitas com transparência ao Estado Brasileiro. Como todos os setores da economia, é necessário que haja uma regulamentação que impessa vendas ilícitas. Quando falo que o tipo de evasão que ocorre no Brasil não é normal, digo isso no sentido de que há muito de podre por trás: lavagem, sonegação, dinheiro arbitrário advindo de sabe Deus de onde e a relação arbitrária do jogador com seu empresário, este último nem precisa pôr seu c.p.f. no contrato para levar a bolada que leva.

O caso do Corinthians foi o mais escrachado de todos. O timão e sua diretoria devem ser punidos para que o país não vire a lavanderia do futebol. E para que se possa pensar seriamente numa regulamentação e, consequentemente, tirar as raposas que se perpetuam ao longo das décadas na administração dos clubes e, por tabela, da CBF. Se impedirem a evasão ilícita, vai ter muito abutre voando para longe do mundo de futebol. Limpando os clubes, vai jorrar emoção nas quatro linhas.

3 comentários:

Gerson Sicca disse...

É isso aí. Muitas vendas podem estar ocorrendo não porque os clubes estão precisando de dinheiro, e sim pq alguém está levando grana por debaixo dos panos.
Tb falei sobre o o caso do corinthians no meu blog, só q por outra ótica. Há muitas facetas a serem abordadas no caso.

Anônimo disse...

Deixe de comprar as teses do Juca Kfouri, babão. Até parece q vc, corintiano, torce mesmo pra o seu time ser punido.

*impessa? "Eça" eu vou deixar pra Bruno.

"Limpando os clubes, vai jorrar emoção nas quatro linhas.": mesmo com falcatruas não falta emoção no futebol brasileiro. Você é que não quer ver essa emoção.

Helber disse...

Se eu entro na sua casa, quebro todas as coisas nela, sujo tudo e depois ainda roubo seus cds. você vai dizer o que? que não tem problema pois eu deixei a cama intacta para você dormir bem como um bebê? ou vai querer que as coisas tivessem sido diferentes? Sua tese é muito primária.