sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

DICIONÁRIO FILOSÓFICO DA PRIMEIRA RODADA DO PAULISTA

1. Lógica - trata da preservação da verdade e dos modos de se evitar inferência e raciocínio inválidos. Foi justamente o que faltou nas duas penalidades marcadas no jogo do Corinthians contra o Grêmio Barueri (Corinthians 2 x 2 Grêmio Barueri). De qualquer forma, pela lógica, sem ou com os pênaltis, o jogo acabaria empatado. Absurdo ainda foi o pênalti marcado em Tuta, do São Caetano. Feriu qualquer encadeamento lógico-racional da física moderna.

2. Epistemologia - estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento. O São Paulo apresentou um ótimo futebol. Toque de bola rápido, muitos chutes certeiros de fora da área e domínio da bola durante quase todo o jogo. Sem falar no gol de bicileta que Hugo tentou. Do banco invejável entraram Wagner Diniz, André Lima e Arouca. Mesmo com o empate, o time tem tudo para concorrer ao título ou ao menos dar uma sapatada nos rivais, e com a Libertadores na cabeça.

3. Metafísica - Que transcende a realidade e somente existe no mundo das idéias. Por exemplo, a virada do Santo André com as duas bolas na trave. Ou a virada do Corinthians com a cabeçada de Souza, também na trave, aos 46 do segundo tempo. Ou a vitória do São Paulo se Miranda não tivesse falhado de maneira tão atabalhoada.

4. Estética - Não saberia escolher o gol mais bonito da rodada por uma questão de não haver praticamente nenhum que saísse do previsível. Por outro lado, houveram passes sensacionais, que chegaram a lembrar a assistência do basquete, o levantamento do vôlei ou, simplesmente, os bons camisas 10. Vamos recaptular: Lenny deixou Cleiton Xavier na cara do gol do goleiro Neneca do Santo André (Santo André 0 X 1 Palmeiras); Borges encontrou uma única brecha no meio de três zagueiros do Ituano para auxiliar Hugo (São Paulo 1 X 1 Ituano); Lúcio Flávio, com duas assistências, em apenas 20 minutos, fez Kléber Pereira artilheiro provisório do campeonato (Santos 2 x 0 Guaratinguetá).

5. Ética - "Eu não gosto dele como gente". Neto, comentarista da Bandeirantes, sobre Marcelinho Carioca, seu ex-companheiro de Tv, na transmissão do jogo Palmeiras e Santo André.

5 comentários:

Bruno R disse...

hahaha essa foto ta demais.

eu n acredito no sao paulo campeao paulista. muricy ja disse q vai usar um time reserva no torneio quando começar a libertadores. alias, nessa sim, se der a logica, o tricolor é candidatissimo ao tetra.

Chilavert disse...

o tricolor... gaúcho.
Dá-lhe, Grêmio!

Helber disse...

bora escrever seus mizeras, seus times tão jogando. parece que so eu quem faço as coisas por aqui.

Bruno R disse...

Um time com Rafael Marques, Ruy Cabeção e Reinaldo não é favorito nem no torneio das familias de Brejo do Cruz.

Chilavert disse...

Verás do que o Imortal é capaz, verme.