terça-feira, 23 de dezembro de 2008

sábado, 20 de dezembro de 2008

Tudo azul...

Manhã de sábado. Sol, céu e mar. Não poderia ser melhor.

Ontem teve Gre-Nal. Campeonato Brasileiro Sub-20. Semifinal. Quem ganhasse iria pegar o Sport de Recife na final, que já tinha batido, em outro clássico, o Náutico, nos pênaltis.

Deu Tricolor. Grêmio 2X1 Inter.

Hoje pela manhã, vejo a notícia que a FIFA revogou a suspensão à Federação Peruana. Ou seja, as chances de o Colorado participar da Libertadores 2009 foram para o beleléu. Assim como as do Flu e Fla.

Dia perfeito.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O último brilho da Estrela Solitária

É certeza: em 2009, o Botafogo será rebaixado. Sem recursos, o time da Estrela Solitária não tem como segurar seus bons jogadores. Túlio, Jorge Henrique, Diguinho, Wellington Paulista, Lúcio Flávio... E, muito provavelmente, não terá como contratar jogadores a altura destes que saem.

Este Botafogo, que ainda mantinha a cara de Cuca, vai ser sempre lembrado como o time que jogou o futebol bonito do primeiro turno de 2007. O carrossel da estrela solitária. Mas que, no entanto, não ganhou nenhum título.

Grande parcela de culpa é da diretoria, que nunca deu condições reais para que os técnicos do Botinha conseguisse algo. Vejam só: o Botafogo, durante este tempo, nunca teve um time reserva, jogando todos os campeonatos que disputava com um único time, o que, inevitavelmente, desgastava o grupo e o enfraquecia.

Em 2009, será a mesma coisa: um time reduzido. Só que agora sem o entrosamento e a qualidade dos jogadores que saíram. Só um milagre salvará o Botafogo.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Grande jogada... de marketing!

Ronaldo no Corinthians. Quem diria? A diretoria do Timão ousou e conseguiu atrair o fenômeno, tirando-o do Flamengo, que ficou a chorar pitangas.

Foi uma jogada de mestre. Pois não é o Corinthians que vai pagar integralmente o salário do fenômeno. Grande parte do pagamento (80%) sairá do apurado com a propaganda que , todos nós sabemos, Ronaldo é capaz de gerar. Agora, os patrocinadores pagarão mais caro pelos espaços das mangas da camisa e do calção. E, em qualquer produto vendido pelo Corinthians, usando o nome do fenômeno, será repassado 80% para o jogador.

É uma idéia de mestre, pois o Timão não tem como ter prejuízo. Só lucro. O problema é que toda essa vendagem avassaladora tem data certa para acabar: o dia em que Ronaldo jogar a primeira vez. E, acreditem, para o bem dos lucros, essa data será procrastinada ao máximo. Sim, pois no dia em que o fenômeno colocar as chuteiras em campo, todos saberão que ele não passa de um ex-jogador que hoje vive apenas dos grandes feitos da carreira.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A fantástica Copa Suruga

Um dia após o fim do Brasileirão, eis que acesso a Internet com a intenção de ler alguma coisa referente ao hexa do time paulista. Como se eu já não soubesse dos detalhes dos fatos, pois ontem vivi cada minuto do jogo. E, mesmo que estivesse acompanhado de algumas smirnoffs, não tive, em nenhum momento sequer, a impressão de que o Goiás pudesse evitar o hexa.

Pois bem, qual não foi minha surpresa ao me deparar com esta notícia. Como assim? O Internacional ainda sonha com a Libertadores? Sonha como? Mas que diabos está acontecendo? Já não basta para o Colorado disputar a incrível, a suprema, a inimaginável Copa Suruba, ops, Copa Suruga?

Deixe estar. Tudo ao tempo certo. Não é hora. Para mim, basta no momento saber que o Flamengo não vai à Libertadores, o Vasco foi rebaixado e o Inter, no ano do centenário, vai disputar apenas a mirabolante Copa Suruga.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

2 em 1

Chegou a última rodada. O Grêmio ainda vivo. Antes, Imortal. Muito bafafá em torno do jogo entre Goiás e São Paulo. O Flu impediu o hexa do time paulista. Por enquanto. Pois, mesmo que não seja esse ano, será no que vem, ou em 2010...

O fato é que a eficiência do São Paulo é impressionante. Chega à decisão da grande maioria dos campeonatos que participa. Só há um time capaz de impedir o império paulista. E é um time do grande do Rio Sul. Mas não é o Grêmio. É o Inter.

Eu espero que os leitores tenham visto, ao menos, as finais da Copa Sul-Americana. E que tenham visto o show de futebol que o Colorado deu ali. Jogou demais. Imaginem esse time jogando tudo aquilo no Brasileirão. Não teria para ninguém. Só daria Inter.

Foi por isso que fiz esta projeção para o Colorado. Só que agora será com dois anos de atraso. E sem Iarley. Podem anotar aí: ano que vem o Inter é o campeão do Brasileirão. E o Botafogo será rebaixado.