Lá se vai agosto, o mês de cães danados. E com ele o prazo para contratações internacionais. Resta voltar os olhos para as séries B e C, que ainda abrigam bons jogadores. E os dirigentes devem ser rápidos, pois o prazo para contratações nacionais se encerra no dia 14 de setembro.
Entrosamento - os quatro primeiros colocados são equipes que não dependeram das contratações de agosto para montar o time. São Paulo (apesar de alguns desfalques), Cruzeiro e Botafogo usaram como base os times dos campeonatos regionais. Por isso, não sofreram tanto com falta de entrosamento. Já o Vasco contratou Celso Roth, que montou um time novo. No início de julho o time já estava pronto e passou agosto invicto.
A maioria dos outros times foi afetada pela abertura da janela de agosto. Com as contratações internacionais entrando em campo, as equipes perderam entrosamento e rendimento. Mas mesmo antes do final do mês, o bom futebol já podia ser percebido em equipes como Flamengo e Santos. O Flamengo, aliás, vai muito bem. "Parece mesmo que o time da Gávea adiou os jogos de propósito para enfrentar os adversários já com os reforços", dizia eu há um mês. E ainda acredito que houve malandragem por trás disso.
Projeções - com a volta do entrosamento em todos os times, as coisas devem voltar ao normal. Santos e Cruzeiro devem garantir vagas na Libertadores. Vasco e Botafogo devem cair e terminar o mês pelo meio da tabela. Aliás, há um mês eu disse que o Botafogo dificilmente se manteria no topo da tabela ao fim de agosto. Resultado: não só caiu para 4º como o São Paulo já abriu nove pontos. O cavalo paraguaio já está fora do páreo!
Grêmio campeão de tudo?
Há 6 anos