terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Teria sido a tragédia tão trágica assim?

24 horas depois, eu poderia falar sobre muita coisa que rolou antes e depois desse que foi um dos melhores jogos que já vi. Sem medo de exagerar, não há nenhum clássico no mundo que tenha rendido confrontos tão épicos como têm sido os embates Botafogo x Flamengo. A ponto de o prazer de ver o espetáculo ter compensado a dor por mais essa derrota...
Poderia falar dos erros de arbitragem, das confusões, da superação do Botafogo, que quase segurou o Flamengo mesmo tendo perdido seus dois homens de criação, da renúncia (ou não) de Bebeto, do choro dos jogadores... Só pra listar, como vocês vêem, dá trabalho.
Pra não cansar o leitor, até porque eu não iria dizer nada que já não foi dito, prefiro me concentrar no que me realmente preocupa. O Botafogo superdimensionou demais essa derrota. O que foi perdido, sejamos objetivos, foi apenas o primeiro turno do campeonato carioca.
O time, mesmo com as constantes faltas marcadas contra, várias cavadas, por sinal, pouco sofria com a pressão do Flamengo (aliás, quem disse que o Botafogo recuou no segundo tempo ou não tinha o que falar ou não viu o jogo, já que as melhores chances criadas pelo Rubro-negro surgiram no primeiro tempo). O time de Cuca cozinhava o jogo em banho-maria do mesmo jeito como fizera contra o Flu, até acontecer o lance cabal do Pênalti, que houve, como também houve várias decisões discutíveis que prejudicaram o Botafogo, como o recuo para Bruno no início do jogo. Mas eu não quero falar de arbitragem.
Falar de arbitragem, aliás, é uma das coisas que têm prejudicado o Glorioso desde o ano passado. Se Ana Paula ajudou a classificar o Figueirense pra final da Copa do Brasil, Carlos Eugênio Simon ajudou o Botafogo ao não marcar um pênalti a favor do Atlético, nas quartas.
Os jogadores, a torcida, a comissão técnica e a diretoria precisam parar de chorar por causa de juiz ou porque não ganha do Flamengo. Bom o time mostrou que é. Só precisa deixar de ser seqüelado.
O maior adversário do Botafogo tem sido ele mesmo. Pra ganhar alguma coisa, é preciso aprender a perder.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que acontece é que o Botafogo sofre uma carência de titulos. Além disso eles consideravam essa final uma revanche do que houve ano passado. Criaram muitas expectativas e isso fez com que uma simples taça Guanabara tivesse a dimensão de um Campeonato Brasileiro.

vlw abs
cesar

Gerson Sicca disse...

Fla e Bota tem feito bons jogos. Os clássico cariocas costumam ser emocionantes pq os times se lançam ao ataque.
Mas, pra mim, nada se compara a River e Boca, o clássico mais espetacular que já vi.