quinta-feira, 3 de abril de 2008

Ronaldo, o fenômeno




De simples firuleiro quando surgiu para o mundo do futebol, o lusitano Cristiano Ronaldo tornou-se um dos maiores artilheiros da Europa com nada menos que 36 gols na temporada. Mas o jogador está longe de ser apenas um goleador. Fazer gol até Afonso Alves faz. A realidade é que o açoreano tem uma conjugação de talentos impressionante: velocidade, grandes assistências, visão de jogo e sabe fazer gol de todo jeito.
Trata-se de um Denilson que deu certo. CR7 é hoje o que os mais otimistas esperam que Alexandre Pato seja um dia. Ronaldo caminha a passos firmes e malemolentes para ser o jogador da década.
Mas Ronaldo não é uma unanimidade. Desconfio de um certo recalque dos brasileiros por ele não ter nascido aqui. Com o que tá jogando, imagina a exposição que ele teria na mídia brasileira? O que os Netos da vida iriam botar o rapaz no céu eu não quero nem imaginar. Seria insuportável.
Mas o que tem dividido mesmo os que acompanham o mundo do futebol entre os pró e contra Cristiano Ronaldo são os malabarismos. Seus críticos dizem que ele devia ser mais objetivo e que as “palhaçadas” ofendem o adversário. O meia-atacante seria quase o culpado, portanto, pelas faltas violentas que recebe. "Futebol de verdade", para essas pessoas, seria um esporte praticado apenas por Cocitos, Sandros Goianos e Aloísios.
Mas há os que acham que futebol não é só objetividade e botinada. Os bailarinos do futebol atraem atenção e novos fãs para o esporte, em especial crianças, e dão um tempero às disputas. Quem não gosta de ver o drible da foca? Ou aquela jogadora da seleção brasileira que cobra laterais com cambalhotas?
Por fim, é ridículo não reconhecer a importância de C. Ronaldo para o seu time. Com ele em campo, o Manchester parece ter 14 jogadores. O time depende dele mais do que o Barcelona campeão da UCL 2005-06 dependia de Ronaldinho. Sem suas assistências, Rooney e Tevez teriam mais dificuldade para marcar e o Manchester iria sofrer para manter o status de favorito aos títulos inglês e europeu.

5 comentários:

Chilavert disse...

porra de cristiano ronaldo.

Anônimo disse...

Impressionante como a Inglaterra, assim como a Espanha, não repete nas seleções o sucesso dos clubes.

Bruno R disse...

quanto maior o numero de estrangeiros, mais forte é a liga e mais fraca a seleçao do país.

é o q ta começando a ocorrer com o basquete americano, inclusive. os gringos vao pra lá, melhoram seu nivel, fortalecem suas selecoes e ja disputam pau a pau com o escrete yankee os mundiais e olimpiadas.

Chilavert disse...

esse comentário foi melhor do que o post.

Anônimo disse...

Não tem o que falar, ele joga muito.

vlw abs
cesar