domingo, 2 de março de 2008

O clássico que não quer ter fim

A final da Taça Guanabara não teria dado tanto o que falar se não fosse por um personagem: Souza. O dono da camisa 9 rubro-negra foi o responsável pela confusão que levou à sua expulsão e a de Zé Carlos, quando em vez de comemorar o gol de seu time, preferiu ir tomar a bola das mãos de Castillo. Já na quarta-feira, em jogo pela Libertadores, provocou os alvinegros com a comemoração "chororô".
Sem o carisma de Obina ou o talento de Diego Tardelli, autor do golaço do título, só restava a Souza criar esse tipo de polêmica para ser lembrado pela mídia e cair nas graças da torcida. Alguém tem dúvidas que ele conseguiu?

A provocação encontrou eco na irreverente massa rubro-negra, que parodiou uma música cantada pelos botafoguenses. E os alvinegros, por sua vez, não tardaram a revidar.

A letra original:

E ninguém cala
Esse nosso amor!
E é por isso
Que eu canto assim
É por ti Fogoooo!


A paródia:

E ninguém cala
Esse chororô!
Chora o presidente
Chora o time todo
Chora o torcedor!


A paródia da paródia:

E ninguém pára
Urubu ladrão!
Rouba o presidente
Assalta o torcedor
Juiz mete a mão!



O fato de as manchetes esportivas até agora darem espaço a um jogo ocorrido há cinco dias comprova o interesse pelo campeonato carioca, contrastando com um paulista capenga onde os grandes não têm tido vez.
Pra mim isso é reflexo de uma situação que tenho observado desde o ano passado: uma lenta porém constante recuperação dos times do Rio, que já não ficam devendo tanto assim aos paulistas. À parte o incontestável sucesso do São Paulo, o mau desempenho do Santos esse ano e o rebaixamento do Corinthians pra Série B dão força à minha tese.
Comparando: Em 2007 o São Paulo foi campeão brasileiro e o Santos, vice; em compensação, o Timão foi degolado. Já o Flu levou a Copa do Brasil e o Fla se classificou pra Libertadores. Ou seja, empate nas vagas.
E em 2008, não sei não, ou os paulistas tomam jeito ou vão tomar uma virada.

7 comentários:

Chilavert disse...

rá rá rá! de onde vc tirou esses argumentos de isopor?

obina carismático?? onde??

só a globo dá manchete ao carioca, bebê. Veja se a band dá bola pra porra de campeonato carioca. tá nem aí. do mesmo jeito que a globo não tá nem aí pro paulista. cada um com seus direitos. A globo não passa nem os gols do paulista durante a transmissão de seus jogos. Assim como a decisão de transmitir a libertadores esse ano, e não a copa do brasil, é porque o flamengo e o fluminense estão lá, ao contrário do ano passado, que só tinha um time.
Se vc quiser levantar alguma tese com base no rebaixamento do corinthians, comece pela mudança dos layouts dos sites de esporte, que colocaram esse ano serie A e B nas páginas principais. Tenho certeza que não foi por causa de nenhum time do rio.

Bruno R disse...

O Corinthians tem a maior segunda torcida do Brasil. Era pra ser diferente?
E a Globo transmite os jogos dos times do Rio pro Rio e pra maior parte da rede, mas tb transmite a Copa do Brasil e pelo menos os estaduais de SP, MG e RS. Vc sabia a a RBS transmitiu Nacional x Inter pra lá?
E eu não falo só da Globo, porra, falo de portais, jornais impressos, ESPN etc. Só dá campeonato carioca.

Bruno R disse...

E se Obina não é carismático pq a torcida sempre pede por ele e diz até que ele é melhor que Eto'o?

Gerson Sicca disse...

Bruno, a imprensa tosca tá vendendo o carioca pq ali já teve decisão, e tb pq são bairristas mesmo. O Flu e o Botafogo, p. ex. não tem torcidas maiores do que as dos grandes de fora do eixo. e se a imprensa faz noticiário(?) pra torcedor rir tem q regionalizar de vez. O cara que gosta de futebol quer saber das contratações e das notícias de todos os times, e não de músicas cantadas por torcidas do Rio apresentadas em reportagens bestas do régis roesing. Graças a Deus no RS a RBS tem um pouco de vergonha na cara e passa o gauchão e os jogos da copa do brasil de inter e grêmio. Até mesmo pq se colocasse os times do eixo iria dar menos audiência do que a record news.
Flamengo e Corinthians tem 25% da torcida. Isso significa que 75%, ou, tirando os 25% de brasileiros q não gostam de futebol, 50% não torcem pra eles. Logo, Se a mídia faz programas para os 25%, eu, que faço parte dos 50%, não perco meu tempo com tá na área, esporte espetacular, globo esporte, bande esporte e coisas do gênero. Eles que babem para os 25%.
Eu acho que tem q regionalizar tudo. Aqui em SC tá passando campeonato carioca. Eu só assisti um pouco de Vasco e Flamengo. Sou colorado, mas prefiro ver jogo do Grêmio pra secar do que ver o eixo. e se o Flamengo tiver jogando vejo qqer coisa, até o São Paulo,como fiz na quarta. Aquela de botar a letra da música plagiada do Inter na tela da globo não dá mais pra aturar. E devem ter feito isso tb na quarta.
A imprensa pode falar à vontade do carioca. Nem entra no meu ouvido. Prefiro ver Grêmio e Jaciara do que os times de São e Rio em final de libertadores.
Ah, e o Chilavert me disse que era pra tirar uma onda, pois tu torce p/ o nacional. Estavas no jogo. Se estavas, deves ter perdido as contas dos gols. Brincadeira...
Abraço

Vinicius Grissi disse...

A nova do Bota:
"E ninguem para, essa roubalheira
Rouba o Botafogo,
Rouba os Peruanos,
Rouba o Madureira..."

Agora falando sério, acho que você tem razão em partes. O Campeonato Carioca é mais atrativo que o Paulista pela fórmula. Porém, é fato que os times do Rio finalmente estão se organizando, e não ficam devendo em nada aos paulistas.

Chilavert disse...

boa, sicca. falo o mesmo. o campeonato carioca que se rasgue. só tem time com organização de carnaval ali no rio. quando colocarem todos os times no mesmo campeonato, a gente vai ver quem é quem. os cariocas vão ficar pelo meio da tabela de novo. prefiro ver (no caso, ouvir) o jogo do inter pra secar do que ver os timecos cariocas. pena que nas quartas eu não tenho acesso à net porque sempre estou trabalhando. e entre ver rio e são paulo, prefiro ver SP, que tem um futebol melhor.

Gerson Sicca disse...

Eu tb gosto mais de ver os paulistas, embora na semana passada o jogo do Flu tenha dado um banho. Eu já estou de saco cheio desse blá-blá-blá bairrista da mídia. Muita coisa eu nem assisto mais.