sábado, 23 de maio de 2009

Déjà vu

O time entra desacreditado no campeonato nacional. Todo mundo acha que ele só tem a pretensão de lutar contra o rebaixamento. E o que ocorre? Logo no início, está entre os primeiros, liderando boa parte do campeonato e chamando a atenção da crítica esportiva. Porém, não resiste a um torneio longo e seu aproveitamento cai, fazendo-o abandonar a liderança.

Você deve estar pensando no Grêmio do ano passado. Mas esse time é o TSG Hoffenheim, do ex-gremista Carlos Eduardo. Lembra dele? Aquele meia-atacante que em 2007 infernizou a zaga dos adversários do Grêmio junto com o lateral Lúcio. Era praticamente a única jogada de ataque rápido do Tricolor, mas com ela o time chegou à final da Libertadores.

Hoje ocorre a última rodada do Campeonato Alemão. O Hoffenheim, em 7º, não pode mais ser campeão. O título deve ficar com Wolfsburg, de Grafite (outro ex-gremista, mas que não teve o mesmo brilho que Carlos Eduardo quando em sua passagem).

Na época, a contratação de Carlos Eduardo pelo TSG Hoffenheim foi um alívio para o Grêmio, ainda afundado em dívidas. Havia uma cláusula no contrato que, se o TSG Hoffenheim passasse da 3ª divisão para a 2ª, o Grêmio ganharia um bônus. Quando Carlos Eduardo foi para futebol europeu, houve muitas críticas, já que estava indo para um time da terceira divisão do futebol alemão. Adaptou-se muito bem. Tão bem que o time foi campeão da 3ª divisão, e logo em seu primeiro ano na 2ª divisão, conseguiu chegar à Bundesliga.

Pelo jeito, o brasileiro fez bem ao time, que já conta com outros 3 tupiniquins: os zagueiros Fabrício e Luis Gustavo e o atacante Wellington. A última contratação brasileira do TSG Hoffenheim foi a revelação do Botafogo: Maicosuel. Não duvidem deste time. Na temporada 2009/2010, certamente chegará, no mínimo, à Copa da Uefa.

4 comentários:

Bruno R disse...

Maicosuel não foi revelado pelo Botafogo mas pelo Paraná. E já jogou no Palmeiras e no Cruzeiro.

Chilavert disse...

é verdade. eu devia ter lembrado que o botafogo não revela ninguém. não tem categorias de base.

Chilavert disse...

O Hoffenheim ganhou de 3x2 do Schalke hoje.

Carlos Eduardo fez 2 gols.

Anônimo disse...

Eu diria que este time alemão já está em processo de declinio, já que terminou o primeiro turno em primeiro e caiu drasticamente.

Vale lembrar que o campeonato alemão já não tem mais favoritos como antigamente. Se tornando imprevisível. Todo ano chegam três ou quatro nas últimas rodadas brigando pelo título, diferente da Itália e Espanha, por exemplo. Logo, você pode até estar certo quanto ao ano que vem, mas pode também está completamente errado.