Mostrando postagens com marcador grêmio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador grêmio. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Final antecipada

Hoje a bola rola para os primeiros 90 minutos da final antecipada da Copa do Brasil 2010, entre Grêmio e Santos.

Há exatos três anos, o Tricolor disputava com o Peixe um mata-mata da Libertadores 2007. O Grêmio, então comandado por Mano Menezes, ganhou o primeiro jogo por 2x0, no Olímpico. E logo no início do segundo jogo, Diego Souza, em uma belíssima jogada individual, meteu uma bala no ângulo do arqueiro santista. O Santos precisava de 4 gols para passar. Só fez três. E Luxemburgo, então técnico do Peixe, caiu mais uma vez para um time gaúcho.

Há semelhanças entre a decisão de 2007 e a de hoje. Em 2007, o Santos tinha o melhor ataque da Libertadores. Porém, como escrevi na época: “(...) se o time paulista tem o ataque mais positivo, é porque os números foram inflacionados pela má qualidade das equipes que ele enfrentou (...)”.

A qualidade do Santos é indiscutível. Mas até onde tantos gols provam a infinita superioridade do time da Vila? Para mim, este ano o Santos ainda não enfrentou um adversário organizado, que pudesse rivalizar em ataque e que tivesse uma defesa mais sólida. Chegou a hora.

sábado, 1 de maio de 2010

Fossati ainda não aprendeu a importância de um Gre-Nal

Acontece que o Gre-Nal 381 não é só mais um jogo entre os dois mais importantes times do RS: é a final do Gauchão 2010.

É fato que o Grêmio já encaminhou o título, mas nem por isso Fossati poderia deixar de relacionar cinco titulares. Esta será uma chance que o Tricolor não teve nos últimos dez anos: vai enfrentar o Inter com time misto e desentrosado no Olímpico.

Isso cheira a goleada e queda de técnico. Ah, se cheira!

domingo, 28 de março de 2010

50 jogos em 5

Hoje o Grêmio pode conseguir a incrível marca de 50 jogos de invencibilidade no Olímpico Monumental. É, provavelmente, a última vez que este estádio viverá tantos jogos de glória, pois tem seus dias contados com o início da construção da Arena Grêmio, em junho ou julho de 2010.

Faltam apenas cinco jogos pelo Gauchão. E o Tricolor pode se sagrar campeão. Contando com o jogo de hoje, quatro confrontos serão disputados no Olímpico, inclusive o Gre-Nal, se houver. Sim, pois depois de hoje...

***

Enquanto isso, nosso arquirrival vive tempos de dificuldade. E olha que hoje eu torci para o Colorado ante o Caxias. A vitória do Inter seria interessante para a manutenção de Fossati. Vitórias sempre escondem as falhas. E continuar na Libertadores com tantas falhas assim seria mortal.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Grêmio e Copa do Brasil

Ontem o Grêmio deu o primeiro passo rumo ao título da Copa do Brasil 2010. Foi ao Mato Grosso e despachou o Araguaia, sem direito a jogo de volta.

Mas o tricolor não jogou bem. Aliás, vem jogando mal desde o início da temporada. A zaga não se encontra e a defesa está uma peneira. Quando os laterais avançam, ninguém faz a cobertura. Erros primários na defesa...

Por isso, eu esperava um saco de gols no Gre-Nal. Silas me surpreendeu montando um 3-5-2 e segurando bem o Colorado. Até sendo mais efetivo que o adversário em alguns momentos.

Confio em Silas. Um cara que fez uma boa campanha com o Avaí, sendo um time com muitas carências, pode fazer bem mais no Grêmio. A chegada de Douglas deu realmente uma outra cara na meia cancha do Grêmio. Há jogadores que arriscam bem no chute de fora de área (coisa que não havia na temporada passada). E o ataque, com Borges e Jonas, é talvez o melhor dos últimos dez anos.

Mas se não arrumar o time lá atrás antes, não chega a lugar nenhum. Todo mundo sabe que um time se começa a montar pela defesa. E zagueiros é justamente a maior carência do Tricolor.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Foi-se a vez dos guris

Chega ao fim a temporada dos guris para a dupla Gre-Nal. O saldo foi bom para o Tricolor, com a conquista do Campeonato Brasileiro Sub 20; mas não só por isso. Já na Copa SP de Juniores, Grêmio e Internacional saíram ainda na primeira fase.

Mas o maior triunfo do Grêmio não foi o bicampeonato nacional, mas a revelação de um goleiro que se mostra, já nos juniores, melhor que Danlei e que... Victor! Se é que isto é possível.

Busatto realizou defesas inimagináveis no Brasileirão, levando o time ao título. Inclusive classificou o Grêmio com a defesa de dois pênaltis, nas semifinais, contra o arquirrival. E não foram os únicos pênaltis defendidos pelo arqueiro na competição.

Pena que a vida de goleiro nos times nacionais é efêmera. Não espero vê-lo no time principal. Antes disso, um time europeu ou asiático fará uma proposta e o guri seguirá seu caminho.

domingo, 29 de novembro de 2009

A cereja do bolo


Nada como um ano após o outro. O Grêmio fecha o ano invicto em casa. No Brasileirão, é a única vez que isso acontece. E, de quebra, tem o melhor ataque.

A cereja do bolo para a campanha de 2009 é jogar um balde de água fria na campanha do Internacional. Domingo que vem, no Maracanã, entregaremos o jogo para o Flamengo, tirando qualquer possibilidade de título do Colorado.

Nunca uma derrota trará tanta alegria à torcida tricolor.

Adeus, Tcheco

O jogo de hoje marcou a despedida do eterno capitão: Tcheco. E, sinceramente, eu não sei se isso será bom ou ruim para o Grêmio. Tcheco tinha suas limitações, mas era o cérebro no meio campo do Tricolor. Em 2010 teremos Hugo e Douglas Costa, que podem assumir a função. Mas não sei o que esperar de um Grêmio sem Tcheco.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Há males que vem para bens

Fábio Rochemback foi muito vaiado no último jogo do Grêmio. Tanto que, nervoso, acabou sendo expulso. E após isso o time melhorou visivelmente. Há tempos que Rochemback não joga nada e Autuori insiste em escalá-lo.

Com as ausências de Rochemback e Perea (suspensos), os volantes serão Túlio e Adilson, com Douglas Costa pela esquerda, na armação, montando um 3-6-1 c0m Maxi isolado na frente, mas com possibilidade de contra-ataques rápidos, com Souza e Douglas.

Se o Grêmio viesse jogando sempre dessa forma fora de casa certamente já teria ao menos uma vitória!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Gre-Nal #378

Não é só mais um jogo. É o fato que vai definir a participação de um desses times na Libertadores 2010. Para o perdedor, não haverá tempo para se recuperar. Principalmente psicologicamente. Vitória em Gre-Nal é uma alavancada no ânimo.

Com Autuori, pelo menos não perdemos para o Inter ainda, mas o desempenho no Brasileirão é decepcionante. Por outro lado, Roth nos deu três derrotas este para o Inter... Mas tinha um time consistente; e hoje está lá em cima, com o Altético-MG.

Em Gre-Nal, geralmente o favorito perde. Mas dessa vez não há favoritos... haverá empate?

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ao menos isso

Se ainda tem algo que o Grêmio pode sustentar neste Brasileiro é ser o único time invicto dentro de casa. Nada mais.

Na rodada que antecede o Gre-Nal 378 (o confronto dos melhores ataques), o Tricolor venceu e o Colorado empatou com o lanterna. Mário Sérgio está se saindo melhor gremista que Tite à frente do plantel do Beira-Rio.

domingo, 20 de setembro de 2009

Foi-se o primeiro bêbado...

O próximo bêbado ainda está no início da carraspana. Mas a cada rodada o Goiás está mais trôpego e cambaleante. O interessante é que o Grêmio está crescendo no momento certo. E agora temos o melhor ataque do campeonato!

E, definitivamente, o Fluminense já está rebaixado.

domingo, 13 de setembro de 2009

Mais uma dose

O Grêmio segue sem vitórias fora de casa. Sim, pois ganhar do Náutico, nos Aflitos, não é vencer fora de casa. Os Aflitos é quase um quintal do Olímpico, uma extensão dos domínios do Tricolor gaúcho fora do Rio Grande.

Mas, convenhamos: ganhar do Náutico, em qualquer lugar, é mais fácil do que empurrar bêbado ladeira abaixo. Assim, nas próximas rodadas o Grêmio terá mais alguns bêbados para empurrar: Fluminense, Goiás e Sport, já que os empurrões que deu no Botafogo e no Vitória não tiveram a intensidade esperada.

Quem sabe, fazendo estes times cambalear ladeira abaixo, o Imortal não possa finalmente sonhar com a última vaguinha da Libertadores que ainda não tem dono?

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Fora, Autuori!

É a segunda vez que o técnico gremista inventa um esquema novo de jogo. É a segunda vez que não dá certo e prejudica o time. O Grêmio deixou de obter três pontos contra o Vitória em casa por causa das mudanças de Autuori.

Da outra vez que ele mexeu no esquema, perdemos a Libertadores. Por que não continuou com o 3-5-2 de Roth? Pelo menos até o fim da Libertadores? Estava dando certo, até que Autuori inventou a lambança.

Se a torcida tricolor pegou no pé de Roth depois da desclassificação do Gauchão e Copa do Brasil, está na hora de começar a pegar no pé de Autuori: tínhamos um bom time e ele estragou tudo.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Juros e correção monetária

O Grêmio devolveu a derrota que teve para o Galo Mineiro no primeiro turno.

Assim, as coisas começam a voltar ao normal: o Atlético saiu definitivamente do G4 e logo, logo vai se instalar a crise que inevitavelmente derrubará Roth.

Aposto um doce que na próxima rodada, contra o debilitado Botafogo, o Tricolor Gaúcho ganha a primeira fora de casa.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Cem Anos de Solidão

O Internacional perdeu ontem o clássico do centenário, o Gre-Nal nº 377. Há exatos cem anos, o Grêmio enfiava 10x0 no recém fundado Internacional, inaugurando o que seria a maior rivalidade do futebol brasileiro e, quiçá, mundial.


Ontem o Imortal ganhou. Não pareceu de fato um Gre-Nal: não teve sangue, não teve mortes, não teve expulsões... Apenas mais três pontos para o Grêmio e a perda de posições na tabela para o Inter, que agora é terceiro.


Mas a maior alegria foi a surpresa de um zagueiro que jogou improvisado como lateral direito: Mário Fernandes. E jogou muito. Estaria aí uma das soluções do Grêmio para a função?


Enquanto isso, o Colorado segue sua sina no ano do centenário: até agora, só o Campeonato Gaúcho. Nada de copa do Brasil e nem de Recopa.

domingo, 12 de julho de 2009

E agora, José?

Após dez rodadas, as análises tomam bases mais sólidas. Só o Cruzeiro ainda não entrou de fato no campeonato.

Grêmio - apesar dos três gols sofridos no Olímpico, o Timão é o time mais equilibrado do Brasil; e como fez falta a zaga titular! Hoje, talvez os corintianos tenham se assustado relembrando a última vez que estiveram no Olímpico. Foi um placar atípico, embora o Imortal tenha merecido a vitória.

O Grêmio, como ficou provado, não só neste jogo, mas no jogo passado também, tem um time quase bom. Não dá para fazer previsão do que vai conseguir, até por que, como está sem dinheiro em caixa (gastaram tudo na Libertadores), vai ter que desmanchar este time. Mas precisa urgentemente de laterais. Aliás, não só o Grêmio.

Internacional – dois campeonatos perdidos em uma semana. Nos últimos sete jogos, 14 gols sofridos; média de dois a cada jogo. “Mas tá fazendo tudo que os outros não estão”. “O time do Inter não é só plantel. E não é só um amontoado de jogadores. Confira os gols do Inter, várias são de jogadas trabalhadas como nenhum outro time trabalha”.

O Inter talvez seja o time que mais precise de laterais. O Colorado simplesmente não sabe o que jogar pelos flancos. Ou pega a defesa adversária fora de posição, em contra-ataques rápidos, ou não faz nada.

A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pensamentos



Achei em algum blog aí na Net há algum tempo. Não lembro onde.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

2x0

Os dois maiores times do Sul precisam desse placar em seus jogos.
A diferença é que, fazendo este placar, o Grêmio passa de fase. Já o Internacional levaria o jogo para os tiros livres da marca do pênalti.

Até acredito que o Colorado possa marcar dois gols. Mas não sem levar pelo menos um. O Corinthians é, de longe, o time mais organizado e equilibrado que vejo este ano; e ainda tem um banco qualificado; e Ronaldo, que de fato faz a diferença. E, o mais importante: tem Mano Menezes como técnico. Em resumo: o Corinthians será campeão hoje à noite em Porto Alegre.

Já o jogo da Libertadores... Embora esteja difícil, acredito no Imortal. Mas, caso o Cruzeiro passe de fase, Autuori será cobrado eternamente por ter mudado o esquema de jogo do Tricolor no meio de um campeonato tão importante. Quando assumiu o Cruzeiro e o São Paulo, também no meio da Libertadores, não mudou o esquema 3-5-2 de nenhum dos times. Foi campeão com os dois. A defesa Tricolor ficou incrivelmente mais vulnerável com o 4-4-2. Creio que ainda falta adaptação. Será uma noite de muita emoção.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

A vingança de Roth

Quando Roth saiu do Grêmio, em 05 de abril, depois do Gre-Nal 376, vários técnicos foram sondados pela diretoria Tricolor.

Na busca de um novo técnico, pelo menos três nomes chegaram à imprensa: Geninho, na época com o Atlético-PR; Ney Franco, do Glorioso; e Nelsinho Baptista, na época no Sport. Todos recusaram o convite.

Com razão. Ney disputava as finais do carioca e tinha mesmo grandes chances de ser campeão. Não foi. Geninho ia bem no estadual, no qual sagrou-se campeão. E disputava a Copa do Brasil. Nelsinho já estava na Libertadores com o Sport. E foi o incontestável campeão pernambucano de 2009.

Porém...

Geninho pediu demissão após ser goleado pelo Atl-MG por 4X0, em plena Arena da baixada. Percebam: pelo Atlético-MG, o time dirigido por Roth, o mesmo técnico que dias atrás ele poderia substituir.

O Sport, ainda de Nelsinho, perdeu para o Atlético-MG, de Roth, em plena Ilha do Retiro. Fato inédito! E bastou para que Nelsinho jogasse a toalha. É o segundo técnico que Roth derruba neste Brasileirão. E, coincidentemente, Nelsinho também havia sido sondado para ocupar o lugar de Roth no Grêmio.

O próprio Grêmio perdeu para o Atlético-MG, mas o jogo foi em Belo Horizonte. E o técnico ainda era o interino Rospide (antes da efetivação de Autuori, que estreou em 24 de maio, com 2X0 sobre o Botafogo). Mas foi a primeira derrota de Rospide dirigindo o Grêmio, desde a saída de Roth.

Só falta Ney Franco. O jogo contra o Atl-MG está marcado para o dia 04 de julho, pela 9ª rodada, em Belo Horizonte. Ney Franco, que a terra lhe seja leve.

sábado, 23 de maio de 2009

Déjà vu

O time entra desacreditado no campeonato nacional. Todo mundo acha que ele só tem a pretensão de lutar contra o rebaixamento. E o que ocorre? Logo no início, está entre os primeiros, liderando boa parte do campeonato e chamando a atenção da crítica esportiva. Porém, não resiste a um torneio longo e seu aproveitamento cai, fazendo-o abandonar a liderança.

Você deve estar pensando no Grêmio do ano passado. Mas esse time é o TSG Hoffenheim, do ex-gremista Carlos Eduardo. Lembra dele? Aquele meia-atacante que em 2007 infernizou a zaga dos adversários do Grêmio junto com o lateral Lúcio. Era praticamente a única jogada de ataque rápido do Tricolor, mas com ela o time chegou à final da Libertadores.

Hoje ocorre a última rodada do Campeonato Alemão. O Hoffenheim, em 7º, não pode mais ser campeão. O título deve ficar com Wolfsburg, de Grafite (outro ex-gremista, mas que não teve o mesmo brilho que Carlos Eduardo quando em sua passagem).

Na época, a contratação de Carlos Eduardo pelo TSG Hoffenheim foi um alívio para o Grêmio, ainda afundado em dívidas. Havia uma cláusula no contrato que, se o TSG Hoffenheim passasse da 3ª divisão para a 2ª, o Grêmio ganharia um bônus. Quando Carlos Eduardo foi para futebol europeu, houve muitas críticas, já que estava indo para um time da terceira divisão do futebol alemão. Adaptou-se muito bem. Tão bem que o time foi campeão da 3ª divisão, e logo em seu primeiro ano na 2ª divisão, conseguiu chegar à Bundesliga.

Pelo jeito, o brasileiro fez bem ao time, que já conta com outros 3 tupiniquins: os zagueiros Fabrício e Luis Gustavo e o atacante Wellington. A última contratação brasileira do TSG Hoffenheim foi a revelação do Botafogo: Maicosuel. Não duvidem deste time. Na temporada 2009/2010, certamente chegará, no mínimo, à Copa da Uefa.